Cartão de Visita de Portugal – Vinho do Porto
Viver em Portugal, a terra natal do vinho do Porto, torna quase impossível não se aprofundar no fascinante mundo dessa bebida extraordinária. No entanto, a variedade de estilos e tipos pode confundir até os conhecedores mais experientes. Hoje, apresentamos três tipos clássicos de vinho do Porto para ajudá-lo a explorar esse universo multifacetado.
Branco | White
Embora muitos associem o vinho do Porto a tons avermelhados, a variedade branca não deve ser ignorada. O vinho do Porto branco extra seco surpreende com suas notas delicadas e refrescantes. Os vinhos brancos têm até cinco níveis de doçura, tornando-os intrigantes para experimentação. Melhor servido gelado, a cerca de 7–10°C, o vinho do Porto branco combina bem com nozes, queijos (especialmente variedades azuis), frutas e algumas sobremesas.
Tawny | Tawny
Se procura equilíbrio e elegância no sabor, o vinho do Porto tawny de 20 anos é uma excelente escolha. Produzido pela família Alves de Sousa, conhecida como uma das melhores produtoras de vinho de Portugal, esta bebida é uma obra-prima. Pode ser encontrado na Garrafeira Nacional, uma loja com quase um século de história que apresenta os melhores vinhos do país. A temperatura ideal de serviço é de 12–16°C. Combina perfeitamente com queijos, particularmente variedades envelhecidas e duras, além de nozes, frutas secas, sobremesas de caramelo ou mel e até pratos de aves com molhos à base de frutas.
Ruby | Ruby
Para quem aprecia sabores intensos e vibrantes, o vinho do Porto ruby é a escolha ideal. Melhor servido a 16–18°C, combina maravilhosamente com sobremesas, especialmente as de chocolate, assim como queijos azuis, nozes e frutas secas.